Notícias

Regresso às aulas com energia renovada!

  • 2023-09-12

Depois destes últimos meses de diversão, com menos horários e obrigações, é hora de regressar às aulas, com energia renovada! Setembro é um mês de transição, tanto para as crianças como para os pais, pelo que poderá ser uma época de ansiedade e (re)adaptação para toda a família. 

Nesse sentido, partilhamos alguma dicas para esta (re)adaptação à rotina:

- Horário de deitar: uns dias antes do início das aulas é aconselhável começar a antecipar, gradualmente, a hora de deitar até ao horário adequado, para que o organismo dos mais novos se habitue à nova rotina. É importante garantir que a criança durma entre 8 a 10 horas, dependendo das suas necessidades. 

- Criar regras para as horas antes de deitar: evitar atividades enérgicas, reduzir o acesso a smartphones, tablets e computadores – uma vez que as luzes destes ecrãs prejudicam o descanso e atrasam o início do sono profundo – e evitar refeições pesadas antes de dormir. 

- Preparar o material escolar: envolver os mais pequenos na sua compra, para além de um bom momento familiar, ajuda a que as crianças se vão preparando para esta próxima etapa.

- Praticar exercício físico: uma ótima fonte de energia que, para além de equilibrar o humor, ainda promove a concentração.

- Conversar: o (re)começo da vida escolar é um momento muito importante para as crianças e é vivido de formas diferentes por cada uma. Conversar com os seus filhos para perceber o que estão a sentir é essencial para compreender a sua relação com a escola, os colegas e os professores – e podem ser revelados medos ou preocupações importantes de desmistificar ou gerir expetativas.

- Aproveitar o bom tempo: seja uma ida à praia ou um passeio pelo campo durante o fim de semana, ou mesmo uma caminhada ao final do dia, aproveite os dias longos e de sol que ainda se fazem sentir para descontrair em família.

Adotar uma alimentação saudável e equilibrada: que assegure todos os nutrientes necessários, em proporção e quantidades adequadas, para toda a família. O consumo insuficiente de alguns nutrientes poderá estar na origem da sensação de cansaço ou de dificuldades de concentração.

Os pais, enquanto modelos de referência nos comportamentos a adotar pelos seus filhos, devem manter-se calmos neste novo reinício escolar, privilegiando e priorizando a comunicação com os mais novos sobre como estão a experienciar esta fase de (re)integração na escola e de adaptação. 

Últimas Notícias

  • 2023-07-04

    Cuidados a ter com a pele no verão

  • 2023-03-17

    A endometriose afeta a qualidade de vida das mulheres!

  • 2023-01-26

    Tabaco causa mais de 8 milhões de mortes por ano