Notícias

Cuidados a ter com a pele no verão

  • 2023-07-04

Durante o verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, uma vez que a exposição solar excessiva pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e até mesmo aumentar a possibilidade de cancro da pele. É essencial adotar uma rotina de cuidados adequada para proteger a pele de danos causados pelo sol.

Apresentamos algumas dicas que pode aplicar no seu dia a dia para que a sua pele se mantenha saudável, mesmo nos dias mais quentes:

1. Hidratação: beber bastantes líquidos ao longo do dia, de forma a repor a perda de fluidos corporais que ocorre através da transpiração, e manter a pele hidratada, de dentro para fora;

2. Protetor Solar: indispensável para proteger a pele dos danos que os raio UV podem provocar. Utilize diariamente – mesmo em dias nublados! – um protetor solar de amplo espectro (para proteger a sua pele da radiação ultravioleta A e B), preferencialmente de FPS superior a 30, adequado para o seu tipo de pele. Certifique-se de aplicar o protetor em todas as áreas expostas ao sol, incluindo rosto, pescoço, braços e pernas. Para atividades ao ar livre, como praia ou piscina, aplique o protetor solar pelo menos 20 a 30 minutos antes da exposição e reaplique a cada duas horas.

3. Rotina de pele: uma rotina de skincare é essencial para manter uma pele saudável e bonita durante todo o ano, mas, especialmente no verão, necessita de cuidados adicionais. Incluir produtos adequados ao seu tipo de pele, como hidratantes leves que ajudem a manter a pele hidratada e saudável (soluções com ácido hialurónico, vitamina C ou glicerina são excelentes opções!), bem como limpezas e esfoliações regulares, essenciais para remover as células mortas e permitir uma melhor absorção dos restantes produtos.

4. Higiene diária: utilize produtos de higiene suaves e evite banhos muito quentes, pois podem ressecar a pele. Após a exposição solar, realize uma limpeza suave da pele do corpo e rosto e aplique um creme hidratante para acalmar e nutrir a pele.

5. Evite a exposição solar excessiva: evite expor-se diretamente ao sol, nas horas de maior intensidade de radiação solar – sobretudo entre as 12 e as 16 horas. Caso esteja exposto durante esse período no exterior, mantenha-se à sombra e utilize chapéu, óculos de sol com proteção solar e roupas leves de algodão.

6. Observe frequentemente sua pele: muitos cancros da pele estão associados à exposição solar desprotegida, pelo que é essencial uma vigilância frequente, de forma a detetar a doença o mais precocemente possível. É recomendada a realização regular do autoexame da pele – mensalmente ou, pelo menos, de dois em dois meses – para verificar a existência de lesões suspeitas (assim como uma avaliação anual em consulta de dermatologia).

É fundamental estar atento a quaisquer alterações dos sinais da sua pele.

Conheça a regra ABCDE:

  • Assimetria: a metade do sinal é diferente da outra metade;
  • Bordo: irregular ou mal definido;
  • Cor: o sinal teve alteração na cor ou apresenta várias cores de diferentes tonalidades de castanho, preto, vermelho azul e branco
  • Diâmetro: superior a 6 mm (que é aproximadamente a dimensão da borracha de um lápis)
  • Evolução: alterações recentes do tamanho, forma ou cor
     

Ao adotar estes cuidados simples, garanta a saúde e beleza da sua pele durante o verão.

 

Tags

Últimas Notícias

  • 2023-09-12

    Regresso às aulas com energia renovada!

  • 2023-03-17

    A endometriose afeta a qualidade de vida das mulheres!

  • 2023-01-26

    Tabaco causa mais de 8 milhões de mortes por ano