Notícias

A endometriose afeta a qualidade de vida das mulheres!

  • 2023-03-17


A endometriose afeta 1 em 10 mulheres. O mês de março é o mês da consciencialização da endometriose, com o objetivo de promover um maior conhecimento sobre este problema de saúde e permitir que as mulheres procurem um diagnóstico mais cedo.

O que é a endometriose?

A endometriose é uma condição crónica que afeta 176 milhões de mulheres em todo o mundo, em idade reprodutora. É uma doença ginecológica que ocorre quando o tecido que reveste o interior do útero cresce fora dele, geralmente na cavidade abdominal, ovários, trompas de falópio ou, em casos mais excecionais, na bexiga, intestinos ou em locais ainda mais distantes, como diafragma, pulmão ou até cérebro.  

Sintomas da endometriose

Os sintomas dependem muito do grau da doença e dos órgãos em que está alojada e podem causar dor intensa, muitas vezes associada como consequentes da menstruação ou da relação sexual e ainda fadiga, infertilidade, hemorragias menstruais abundantes e outros sintomas que afetam a qualidade de vida da população feminina. A partir do momento que surgem os primeiros sintomas até ao diagnóstico da doença decorrem, em média, 10 anos.

Diagnóstico

Esta condição pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e é importante que as mulheres que sofrem de dor pélvica crónica, cólicas menstruais graves ou outros sintomas ginecológicos consultem um médico. Um diagnóstico precoce é fundamental para que as mulheres possam receber tratamento adequado e reduzir o impacto da condição nas suas vidas. No entanto, atualmente, este diagnóstico ainda é, por norma, tardio por existir uma tendência para a normalização das dores menstruais, falta de consciência sobre a doença, sintomas idênticos a outras doenças e falta de acessibilidade. O período que as mulheres sofrem com estes sintomas podem ser irregulares e a doença pode mesmo ser assintomática.

A ecografia ginecológica é o primeiro exame que deve ser feito para perceber se existem lesões. Pode ainda ser necessário fazer uma ressonância magnética para perceber a localização, foco e extensão da doença e a sua gravidade para prosseguir o tratamento.  

Relação entre a endometriose e a gravidez?

Uma das maiores consequências desta condição é a infertilidade. Por isso, uma mulher que sinta que não consegue engravidar e que tem alguns dos sintomas apresentados deverá consultar um especialista. Contudo, apesar da endometriose ser uma das principais causas de infertilidade feminina, esta consequência não é obrigatória nem irreversível. Está relacionada com uma série de fatores, como a gravidade da doença, o nível de comprometimento das trompas de falópio e a idade da mulher.

Tratamento

O tratamento pode ser clínico, através de medicamentos por via oral, injeções ou mesmo a colocação de um dispositivo intra-uterino. Em casos mais graves pode ser necessário realizar procedimento cirúrgico.

Prevenção

A endometriose não tem uma ciência exata para a sua prevenção, contudo é possível diminuir a probabilidade de desenvolvimento da doença, através da redução de estrogénio no organismo. Para isso, a escolha do método contracetivo na mulher é importante tendo em conta esses fatores, e ainda manter uma vida saudável, através da prática de exercício físico, controlando a massa gorda existente no corpo, por ser uma fonte de estrogénio, e evitar o consumo de cafeína e álcool.

Saiba mais junto do seu farmacêutico.

 

 

 

Tags

Últimas Notícias

  • 2023-09-12

    Regresso às aulas com energia renovada!

  • 2023-07-04

    Cuidados a ter com a pele no verão

  • 2023-01-26

    Tabaco causa mais de 8 milhões de mortes por ano